a chapada diamantina
Conhecido mundialmente como um dos melhores destinos de trekking, o Parque Nacional da Chapada Diamantina é um verdadeiro paraíso para quem gosta de estar em contato direto com a natureza. Localizado no estado da Bahia, o parque se estende por uma área de 1521,46 km², na qual encontram-se inúmeras trilhas com paisagens de tirar o fôlego.
Entre cachoeiras, cavernas, vales e montanhas há passeios para todos os gostos e disposição. A MangaMel tem parceria com agências e guias locais que disponibilizam tours por toda a chapada, saindo direto da porta de casa.
Deixamos aqui uma lista dos pontos turísticos e atividades esportivas para aguçar sua vontade de aventura.
Parque da Muritiba
Localizado somente a poucos metros do centro da cidade, o Parque da Muritiba é o principal atrativo de Lençóis. O Parque tem formação geológica de mais de 1 bilhão de anos onde se encontram diversos pontos para banho. A tour de volta ao parque tem a extensão por volta de 5km com nível fácil a intermediário, nele são visitados o Serrano, Poço Halley, Cachoeirinha e Salão de Areias, Cachoeira da Primavera e Mirante da cidade de Lençóis.
Poço azul
Localizado na área rural de Nova Redenção este passeio é um dos mais procurados devido a água intensamente azul em meio às rochas da caverna, um visual realmente indescritível. E como se não bastasse a incrível tonalidade da água, o Poço Azul oferece ainda o espetáculo do raio de sol, que passa pela entrada da caverna e forma um facho luminoso que ultrapassa a barreira da água e chega até o fundo. O raio é visível apenas de fevereiro a outubro, no horário de 12h30 às 14h. E só vendo ao vivo para entender a intensidade da beleza desse lugar. Mergulhar no Poço Azul é uma das experiências mais impressionantes entre os passeios da Chapada Diamantina.
Gruta da Lapa Doce
Parte de um sistema de 42 km de cavernas, a Gruta da Lapa Doce é uma visita extraordinária para os fãs das belezas subterrâneas. O trajeto não é difícil e pode ser percorrido por qualquer visitante sem dificuldade de locomoção. Depois de dez minutos de caminhada, os turistas chegam à boca da gruta e passam a andar no interior em busca das maravilhosas formações de espeleotemas, estalactites e estalagmites.
Na Gruta da Lapa Doce são oferecidas três opções de roteiros, todos com acesso fácil à gruta. O roteiro mais curto tem 2.5 km de extensão, o médio 3 km e o mais longo, onde são visitadas as pinturas rupestres encontradas na região, 700 m.
Cachoeira do Sossego
A Cachoeira do Sossego é a melhor pedida em Lençóis para quem deseja fazer uma boa trilha sem precisar pernoitar. O trajeto que leva à Cachoeira do Sossego parte de Lençóis e o bate e volta tem total de 12 km de distância. A trilha é uma das mais difíceis para quem está na cidade e o visual ao final compensa! O percurso passa por belos mirantes, pedras e árvores grandiosas, várias oportunidades para banho na água cor de caramelo tão típica da Chapada Diamantina e termina com um trecho de pedras no leito do rio. Ótima trilha para quem deseja um pouquinho de cada experiência.
Vale do Pati
No coração do Parque Nacional, encontra-se o Vale do Pati contendo dezenas de atrativos que surpreendem e encantam. Esta é uma aventura com pernoite, para aqueles que gostam de ficar fora do ar por alguns dias. A travessia do Parque pode ser feita de 3 a 7 dias, dependendo do quão disposto se esta para caminhar e o quanto se quer conhecer deste lugar incrível. Com certeza uma das melhores experiências que a Chapada Diamantina Oferece.
Remanso e roncador
Este roteiro é um dos mais versáteis, nele o passeio é feito de canoa pela Área de Preservação Ambiental (APA) Marimbus onde reside a comunidade quilombola do Remanso. No percurso é possível ver muito da fauna e da flora local e observar um pouco do cotidiano da população ribeirinha, no final do percurso os turistas seguem para o Rio Roncador com formações rochosas que formam pequenas piscinas naturais, excelente para descansar. O local também possui restaurante com comida caseira deliciosa.
Cachoeira do Buracão
O Buracão reserva aos visitantes uma experiência única entre as dezenas de quedas d’água abertas à visitação. Localizado na região de Ibicoara, a trilha até o Buracão tem apenas 3 km e o grau de dificuldade é de leve a moderado. Ao final da trilha são distribuídos coletes salva-vidas para percorrer a última parte do trajeto a nado, passando pelas paredes de um canyon ao seu final abre-se um buraco de 85m de altura de ande caem as águas de uma das mais visitadas cachoieras da região.